A propósito do podcast sobre posicionamento na via e ultrapassagens, aqui fica um vídeo ilustrativo, de uma campanha nos EUA a propósito da “3 Feet for Safety Act, uma lei que obriga os condutores de automóvel a manterem uma distância lateral de segurança ao passar um ciclista, de no mínimo 90 cm. Noventa centímetros é mesmo muito pouco, mas já começa a passar uma mensagem.

É uma lei parecida com parte da nossa, que entrou em vigor em Janeiro de 2014 com as grandes alterações do Código da Estrada, e que obriga aos condutores de veículos automóveis, numa ultrapassagem a ciclistas, não só:

  • a ocupar a via adajcente à esquerda
  • e a reduzir a velocidade (assumindo que o automóvel se aproxima a uma velocidade muito superior à da bicicleta, obviamente),
  • mas também, e em simultâneo, a manter pelo menos (ou seja, no mínimo) uma distância lateral de 1.50 m do velocípede (o ponto mais extremo, normalmente o guiador, mas depende da configuração e da carga transportada, claro).

Felizmente os nossos legisladores foram mais generosos, ao estabelecer 150 cm como mínimo, o que oferece muito mais segurança e conforto aos condutores e passageiros de bicicletas.

A mensagem do vídeo ilustra uma lei desenhada em nome principalmente da segurança dos ciclistas, mas é também uma questão de conforto, e é uma questão de boa educação e normal cortesia – não se invade o espaço vital das outras pessoas, nomeadamente quando há alternativas!

Merece uma nota apenas a imagem final do ciclista a circular, não é que ele não esteja a cumprir a lei, está, por alguns centímetros, mas está a conduzir de forma pouco segura, como tive oportunidade de explicar no último podcast da Rádio Estrada Viva, e de uma certa forma, pouco cortez e cooperante, pois não está a ajudar os condutores com quem se cruza a tomarem as melhores decisões e nos melhores timings.

Assim não