AULAS DE INICIAÇÃO E ADAPTAÇÃO À BICICLETA
Sim, a maior parte dos nossos alunos nunca teve contacto com a bicicleta, ou teve muito brevemente quando eram crianças, nunca tendo chegado a equilibrar-se sozinhos. E embora tenhamos alunos de todas as idades, muitos têm mais de 50 e 60 anos. Os nossos métodos foram desenvolvidos para serem universais tendo como aluno de referência alguém acima de 60 anos sem experiência alguma.
Sim! Nas nossas aulas o ambiente é de descontracção, desconstruimos as competências envolvidas no andar de bicicleta e ensinamo-las de forma muito progressiva. Usamos processos, ambientes e equipamentos que reduzem o risco de quedas e promovem o sucesso dos alunos.
Somos também muito pacientes, os alunos dizem-nos que nós devemos ser psicólogos disfarçados. 🙂
Cada caso é um caso. Já ensinámos com sucesso crianças com problemas de desenvolvimento, com uma paralisia cerebral ligeira, etc. Sabemos que crianças com trissomia 21 e outras questões são capazes de aprender com o equipamento e método certos, e tempo. Estamos sempre dispostos a experimentar!
O primeiro passo é conversarmos e percebermos quais os desafios e quais as aptidões de cada criança, e vermos como poderemos tentar ajudá-la a aprender.
Se virmos que os nossos esforços não surtem efeito, ou que não estamos suficientemente bem equipados para ajudar determinada criança, podemos ainda tentar ajudar a nível de loja, com alguma solução que permita à criança partilhar passeios de bicicleta com a família.
Depende de muitos factores, da sua idade, da sua motivação, da sua personalidade, da frequência com que pratica fora das aulas, da sua condição física e mental, se faz aulas particulares e/ou em grupo, se leva uma vida fisicamente activa ou não, dos seus níveis de energia e concentração nas aulas, etc, etc.
Depende também do que entende por “aprender a andar de bicicleta”, ou de aonde quer chegar. 🙂
Os adultos que começam do zero costumam aprender minimamente os rudimentos da operação da bicicleta em 6 a 12 horas de aulas (daí os mínimos que impomos aquando da inscrição nas nossas aulas). É uma grande euforia, mas é só o início. Usar a bicicleta em contextos reais com habilidade, conforto, auto-confiança, tranquilidade e em segurança exige mais conhecimentos e mais prática. Tipicamente, não menos de 25 horas de aulas práticas, mas frequentemente muito mais que isso (principalmente com os alunos mais velhos e com os que não pegam na bicicleta fora das aulas). Se optar pelas nossas aulas abertas regulares, semanais, considere isto como um projecto de desenvolvimento pessoal de pelo menos 1 ano, como faria para aprender natação, uma dança, ou qualquer outra actividade similar.
As crianças são geralmente muito mais rápidas a aprender, e em 6 a 12 horas costumam ficar a controlar razoavelmente bem a bicicleta para os contextos em que tipicamente a vão usar inicialmente.
Sim, claro. Ensinar alguém que não começa do zero é sempre um desafio maior, porque temos que ir avaliando as competências do aluno e detectar as lacunas, os “buracos”, e rectificá-las. O processo é, por isso, menos linear, mas, mesmo assim, geralmente mais rápido do que alguém que começa do zero.
Não. Cair não é um bicho-papão, mas achamos que é de evitar sempre que possível, e as quedas nas nossas aulas são raríssimas.
Logo desde o início da nossa escola que tivémos como objectivo ensinar adultos e crianças de forma tranquila, segura e eficaz, reduzindo drasticamente a probabilidade de quedas, e o risco associado às que chegarem a ocorrer, não só durante a fase de aprendizagem, mas também após, quando os alunos andassem de bicicleta no seu dia-a-dia.
No geral, se tem disponibilidade para um turno das aulas semanais, esse é sempre a nossa primeira recomendação. Se não houver compatibilidade, avaliar se há alguma edição de um curso de iniciação intensivo que possa jogar bem com a sua agenda. Finalmente, se as outras opções não forem viáveis, ou se quiser aulas mais concentradas, em dias e horários à medida, ou prefere ter aulas sozinho e com o instrutor dedicado a 100 % a si, é optar pelas aulas particulares.
Mas o melhor é falar connosco e ajudaremos a encontrar a melhor solução para o seu caso.
Em geral não, usamos bicicletas próprias da escola.
Não. Somos uma escola de condução de bicicleta (o equivalente de uma escola de condução automóvel) e focamo-nos na operação da bicicleta para transporte e lazer, para um público universal. Ciclismo é um desporto, e um contexto diferente, mas quem queira fazer ciclismo consegue uma boa base de partida com as nossas aulas.
Tem toda a razão, ensinar pessoas a dominar a bicicleta é um trabalho de responsabilidade, e não encontrará em Portugal instrutores melhor qualificados para o fazer. Pode consultar o nosso perfil aqui.
De momento não temos ainda a oferta para crianças dos 2 aos 5 anos a funcionar. A nossa sugestão passa por recomendar-lhe que aposte numa bicicleta infantil de aprendizagem, leve e sem pedais, com boa geometria, e ponha a criança a usá-la sempre que puder. Assim, quando chegar a altura de passar para uma bicicleta com pedais a transição vai ser muito mais fácil. Evite as rodinhas, principalmente quando mal usadas só criam vícios que dificultam aprender a andar sem elas.
Sim. Ganhará uma boa base prática (e teórica, se fizer o nosso curso ou pelo menos a palestra de condução de bicicleta), para o posterior uso de mota.
AULAS DE CONDUÇÃO DE BICICLETA
& SEGURANÇA RODOVIÁRIA
Sim. Não é preciso ter experiência prévia para frequentar as nossas formações teóricas nem as nossas aulas práticas de condução de bicicleta, e fazê-lo dar-lhe-á uma excelente base de partida. Garantirá uma experiência de uso da bicicleta na cidade muito mais tranquila, confiante e segura logo desde o primeiro instante.
Sim! Considere vir participar na nossa palestra “Como Pedalar em Segurança pela Cidade?”. Terá a oportunidade de testar e validar ou desafiar as suas práticas actuais, aprofundar o seu conhecimento do Código da Estrada para poder defender-se melhor com a lei, e expandir o seu entendimento das causas de quedas e de colisões com veículos e peões, reduzindo as situações de risco e os conflitos no seu dia-a-dia.
O nosso curso intensivo e a palestra são adequados a adolescentes a partir dos 14 anos, que os podem frequentar sozinhos, embora seja comum os pais frequentarem-nos também, com eles. Isto ajuda a que partilhem todos um vocabulário e uma base de conhecimentos comum.
Com crianças mais novas o que fará sentido é sempre formação em família.
Tem toda a razão, ensinar outros a circular de bicicleta nas nossas estradas, ruas e ciclovias é um trabalho de responsabilidade, e não encontrará em Portugal instrutores melhor qualificados para o fazer. Pode consultar o nosso perfil aqui.