Há uns tempos, enquanto preparava mais uma palestra sobre este tema da condução de bicicleta, ocorreu-me que as “4 regras de uma condução segura” não eram suficientes. Para compreender, discutir e orientar o nosso comportamento na estrada, precisamos de perceber, e definir, o conjunto de VALORES que orientam a nossa interacção com os outros utentes da via pública.

Valores são restrições múltiplas, heterárquicas, dinâmicas e legitimadoras sobre acções.

Encontrei esta definição aqui, e achei-a bastante clara.

As leis do Código da Estrada derivam, tendencialmente, de uma combinação de princípios técnicos, científicos, de segurança, ou seja, com vista a evitar colisões, e de valores sociais cuja matriz se pode encontrar na Constituição da República Portuguesa, e na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Estes são os 10 MANDAMENTOS SOCIAIS vigentes na nossa sociedade no geral, e que se aplicam igualmente nas interações no trânsito:

  1. o primeiro a chegar é o primeiro a usar
  2. a minha segurança é tão importante quanto a tua
  3. a minha conveniência é tão importante quanto a tua
  4. a minha segurança é mais importante do que a tua conveniência
  5. a tua segurança é mais importante do que a minha conveniência
  6. só eu decido se sacrifico a minha segurança pela minha conveniência
  7. só eu decido se sacrifico a minha conveniência pela tua
  8. podes esperar ou pedir que eu aumente a tua conveniência quando tal não reduza, de forma relevante, a minha – mas não mo podes exigir
  9. só os tribunais têm legitimidade para julgar e condenar pessoas, aos cidadãos é permitida apenas a auto-defesa
  10. o mais forte* é responsável pela segurança do mais fraco

* “forte” aqui significa aquele que detém o objecto ou o poder potencialmente mais letal, e “fraco” aquele que está [mais] exposto e vulnerável a esse perigo

Os conflitos / hostilidades do quotidiano surgem quando alguém desrespeita algum destes valores, de forma consciente ou inconsciente.

Compreender o significado e a aplicação destes valores ao contexto rodoviário é fundamental para 1) sermos melhores condutores e 2) lidarmos melhor com maus condutores.