Escola de Bicicleta

mobilidade & recreio

nunca é tarde (nem cedo) demais para aprender

 

Os adultos que não sabem andar de bicicleta costumam sentir que são os únicos nessa situação.

É comum as pessoas duvidarem também da possibilidade de aprenderem já adultas.

Uma crença igualmente prevalente é a de que aprender a andar de bicicleta [já adulto] implica andar aos trambolhões no processo.

Muita gente com mais de 50 e 60 anos acredita que já é “velha demais para aprender”, que o seu tempo já passou.

 

BOM,… ESTÃO TODOS ERRADOS.

 

Estima-se que pelo menos cerca de 15 % da população portuguesa não saiba ainda andar de bicicleta. Nós já ensinámos mais de 1000 pessoas ao longo destes anos todos, dos 4 aos 77 anos de idade.

Toda a gente que faz as aulas necessárias aprende. É só uma questão de número de aulas (e prática entre elas), uns precisam de mais, outros conseguem em menos.

Cair é a excepção, principalmente com adultos, e é raríssimo alguém precisar sequer de um penso-rápido ou gelo a seguir. Desenhámos os nossos métodos e processos justamente para garantir isso. Cair não é o fim-do-mundo, mas se puder ser evitado, evita-se!

Nunca se é velho demais para aprender algo e experimentar coisas novas, nem nunca é tarde demais para ser feliz. Só temos uma vida, temos que espremer o sumo todo desta!

 

Mas esteja na casa dos 20, 40 ou 60, nunca é tarde, mas quanto mais cedo começar, mais fácil será, e mais tempo terá para usufruir da bicicleta! Inscreva-se hoje! E inscreva os seus filhos quanto antes, crescer sem bicicleta não tem a mesma graça!

vai mudar a sua vida (a sério)

 

A confiança que se ganha em nós próprios ao conseguir vencer um desafio que parecia impossível, ou difícil, contagia todas as áreas da nossa vida. Vemos isto em crianças de 6 anos, em adultos de 65, e todos os outros pelo meio. E depois…

 

via GIPHY

 

Já não ficará em terra enquanto a sua família vai toda passear de bicicleta.

Saberá ensinar os seus filhos e netos a andar sem rodinhas.

Vai poder andar de bicicleta para manter ou ganhar boa forma física, arejar a cabeça ou simplesmente curtir o ar livre.

Não voltará a ter que se esquivar de eventos no trabalho que envolvam pedalar por aí.

Vai poder viajar de bicicleta nas férias! 🙂

Vai poder usar a bicicleta para se deslocar (para o trabalho, para a praia, para as compras, para onde quiser) e dizer adeus ao stress dos congestionamentos e busca por estacionamento.

Poderá fazer spinning e cycling fora do ginásio, com o sol no rosto e o vento nos cabelos, que é tãããõoo melhor!

E vai poder participar nos nossos passeios, pedalar por sítios interessantes e conhecer pessoas novas!

 

Tome 2 doses de bicicleta por dia. Efeitos secundários podem incluir: perda de peso, redução de stress, felicidade.

 

Porque você merece. Inscreva-se já!

sim, os veteranos também beneficiam (vai uma aposta?)

 

Quem já anda de bicicleta, às vezes há muitos anos, “no meio dos carros” e tudo, por vezes assume que as aulas de bicicleta são só para principiantes.

SÃO PARA TODOS.

Sim, temos aulas de controlo da bicicleta para principiantes, mas também temos aulas de condução em cidade que cobrem tácticas e conhecimentos úteis para utilizadores com qualquer nível de experiência.


Os veteranos que nunca fizeram formação sentem também, frequentemente, que ou “não têm mais nada a aprender”, ou que o investimento num curso, workshop ou palestra “não compensa o pouco que poderão aprender de novo”.

VAI UMA APOSTA? 🙂

Sabemos, por experiência própria, constatação junto dos nossos alunos, e estudo das evidências internacionais, que boa formação traz benefícios para toda a gente: ganham confiança, reduzem riscos, têm uma melhor experiência na estrada com os outros condutores, expandem as suas rotas, e fazem mais viagens de bicicleta.

 

Parte da sua segurança e conforto nas estradas e ciclovias depende dos outros condutores, e é necessário formação, sensibilização e fiscalização dos mesmos. Mas outra parte depende de si, e essa está ao seu alcance assegurar.

 

APRENDA ALGO NOVO E ÚTIL,

OU DEVOLVEMOS O SEU DINHEIRO.

É isso mesmo. Estamos confiantes de que não dará o seu investimento por perdido se se inscrever nos nossos cursos, workshops ou palestras de Nível 2 ou 3, mas devolveremos o seu dinheiro se não ficar satisfeito!

Assim, a única coisa que arriscará ao experimentar, é o seu tempo, e esse nunca será perdido, pois terá a oportunidade de pelo menos desafiar e validar (ou actualizar!…) os seus conhecimentos e práticas estabelecidas.

 

Adicione aos anos de experiência no terreno, uma base teórica sólida, inscreva-se já!

estará em boas mãos

Sabia que somos instrutores qualificados internacionalmente, e já formámos mais de 1500 pessoas, entre os 4 e os 77 anos de idade, ao longo dos últimos 10 anos?

E que fizemos parte da equipa de especialistas que conseguiu que, em 2013, houvesse finalmente uma série de alterações positivas ao Código da Estrada para quem se desloca de bicicleta?

Sabia que, no que toca a principiantes, usamos um processo desenvolvido por nós, que usa métodos e ferramentas próprios e inovadores para ensinar adultos de todas as idades, de forma segura e eficaz?

E que damos aulas em português ou inglês?

Connosco está em boas mãos!

Saiba mais sobre os nossos perfis aqui.

Para fazer uma aula experimental (aula regular, numa turma, 75 min, 30 €, tudo incluído) sem compromisso, entre em contacto via .


CTCSomos desde 2008 formados e certificados pelo Cyclist’s Touring Club (CTC), do Reino Unido, como Cycle Training Instructors, ou seja, como instrutores de condução de bicicleta, segundo o ‘Padrão Nacional’ britânico, um programa de formação para ensinar jovens e adultos a conduzir uma bicicleta na estrada em segurança e com confiança, com respeito pelos outros utilizadores da estrada, desenvolvido e implementado a nível nacional naquele país, desde há vários anos.

As aulas de condução da Escola de Bicicleta são baseadas originalmente no Padrão Nacional britânico, mas têm sido, ao longo dos anos, ajustadas e adaptadas à condições locais portuguesas, e continuamente aperfeiçoadas de forma a oferecermos a melhor formação possível.


Certificação / PADRÃO DE FORMAÇÃO DE CONDUÇÃO DE BICICLETA

O que é o ‘Padrão Nacional’ britânico?

 

Bikeability

É um programa governamental de formação para ensinar jovens e adultos a conduzir uma bicicleta na estrada em segurança e com confiança, com respeito pelos outros utilizadores da estrada, e é desenvolvido na estrada em cenários reais de tráfego, sob supervisão.

Objectivo global
Mais pessoas a pedalar mais frequentemente e em maior segurança.

Objectivo suplementar, todos os níveis
O aluno demonstrará o conhecimento e a competência para ser capaz de desmontar da sua bicicleta e caminhar com ela se julgar que não tem as competências necessárias para negociar determinada situação em segurança.

Nível 1 – Básico

Resultado a atingir: O aluno demonstrará os conhecimentos e as competências para ser capaz de se deslocar e de desenvolver actividades em segurança num ambiente sem tráfego, e como pré-requisito para uma deslocação em estrada. O Nível Básico é normalmente desenvolvido num ambiente sem tráfego. O aluno deve ser capaz de fazer, de forma consistente, o seguinte:

Nível 1A

  1. Montar e desmontar da bicicleta sem ajuda
  2. Começar e pedalar sem ajuda
  3. Parar sem ajuda
  4. Andar de bicicleta sem ajuda por mais de um minuto
  5. Fazer com que a bicicleta vá para onde se deseja

Nível 1B

  1. Usar as mudanças correctamente (no caso de a bicicleta as ter)
  2. Parar rapidamente com controlo
  3. Manobrar com segurança de modo a evitar objectos
  4. Olhar em volta, incluindo para trás, sem cambalear
  5. Sinalizar direita e esquerda sem cambalear
  6. Realizar uma avaliação simples do estado/condição da bicicleta

Nível 2 – Intermédio

Resultado a atingir: O aluno será capaz de demonstrar o conhecimento e as competências para conseguir fazer uma viagem em segurança para a escola, para o emprego ou para actividades de lazer, em estradas com pouco movimento. O Nível Intermédio é usualmente realizado em estradas com pouco movimento, mas com condições reais de tráfego. O aluno deve ser capaz de fazer, de forma consistente, o seguinte:

  1. Todas as manobras do Nível 1
  2. Começar uma deslocação em estrada
  3. Terminar uma deslocação em estrada
  4. Estar atento a tudo o que o rodeia, incluindo a retaguarda, enquanto conduz
  5. Compreender como e quando sinalizar as suas intenções a outros utilizadores da estrada
  6. Compreender em que local da estrada deve andar de bicicleta, que posição na estrada tomar
  7. Ultrapassar carros estacionados ou veículos em movimento mais lento
  8. Passar ruas laterais com prioridade
  9. Passar ruas laterais sem prioridade
  10. Virar à direita para uma rua menor
  11. Virar à direita para uma rua maior sem prioridade
  12. Virar à direita para uma rua maior com prioridade
  13. Virar à esquerda para uma rua maior
  14. Virar à esquerda para uma rua menor
  15. Ser capaz de tomar a posição na estrada mais adequada para conduzir a bicicleta
  16. Decidir quando as faixas cicláveis e/ou ciclovias (“vias reservadas a velocípedes”) podem ajudar na deslocação e demonstrar uso correcto (caso possam ser incluídas)
  17. Explicar decisões tomadas durante a condução e demonstrar compreensão pelas estratégias de condução segura de bicicleta
  18. Demonstrar uma compreensão básica do Código da Estrada, em particular na interpretação de sinais e marcações viárias
  19. Demonstrar compreensão sobre equipamento de segurança e vestuário

Os seguintes resultados não fazem parte do padrão essencial e não são obrigatórios, no entanto podem ser dados no Nível 2:

  1. Fazer inversão de marcha
  2. Ir em frente de uma estrada menor para uma estrada menor em cruzamentos
  3. Virar à direita numa mini-rotunda ou rotunda com apenas uma via
  4. Ir em frente numa mini-rotunda ou rotunda com apenas uma via
  5. Virar à esquerda numa mini-rotunda ou rotunda com apenas uma via

Nível 3 – Avançado

Resultado a atingir: O aluno será capaz de demonstrar o conhecimento e as competências para conseguir fazer uma viagem em segurança para a escola, para o emprego ou para actividades de lazer, em estradas movimentadas e usando cruzamentos e outras estruturas viárias complexas. O Nível 3 é normalmente realizado em estradas movimentadas, incorporando condições reais de tráfego e sistemas viários avançados. O aluno deve ser capaz de fazer, de forma consistente, o seguinte:

  1. Todas as manobras do Nível 2
  2. Como usar rotundas
  3. Como usar cruzamentos controlados por semáforos
  4. Como usar estradas com várias faixas e saber entrar e mover-se dentro das mesmas
  5. Uma compreensão sobre como filtrar por entre os carros parados no trânsito e saber quando filtrar e quando esperar
  6. Como usar infra-estruturas para bicicletas na estrada e fora da estrada
  7. Percepção dos riscos e estratégias para lidar com os mesmos
  8. Uma compreensão sobre planeamento de deslocações e de trajectos

 

Save