Studio Portrait Of A WomanHoje em dia há aulas, cursos e escolas para aprender tudo e mais alguma coisa, em qualquer idade, seja qual for a motivação. E ainda bem!

Podemos estimular o nosso cérebro e o nosso corpo com novas aprendizagens, podemos descobrir coisas novas que nos entusiasmem e nos dêem prazer, podemos expandir o nosso leque de habilidades e de actividades que podemos desenvolver sozinhos ou partilhar com quem amamos.

Não se deixa de aprender coisas novas por ficarmos velhos. Ficamos velhos quando desistimos de aprender coisas novas! 😉

Aprender a andar de bicicleta vale a pena.

Senior woman with her bikeSaber andar de bicicleta e saber conduzi-la é uma competência básica de vida, tal como saber nadar ou saber conduzir um carro. Abre um conjunto de novas possibilidades: um novo meio de transporte, instrumento de exercício físico ou desporto, opção para os momentos de lazer.

Não fique excluído de actividades em família ou de eventos sociais ou mesmo profissionais por não saber andar de bicicleta. Garanta que os seus filhos, igualmente, não falharão esse marco da sua autonomia.

Não deixe de usar a bicicleta para se deslocar por medo ou falta de confiança, nem deixe a sua segurança nas estradas e ciclovias nas mãos dos outros, ou da sorte. Venha conhecer e compreender as melhores técnicas de condução de bicicleta e mude drasticamente para melhor a sua experiência quotidiana em cima da bicicleta.

O medo, o medo… E a vergonha.

Woman covering her faceMedo de não ser capaz. Medo de cair. Medo de falhar. Medo do que as outras pessoas vão pensar.

Vergonha de não saber. Vergonha de estar a tentar, “nesta idade”. Vergonha de fazer mal.

Arrume o medo numa gaveta, e ponha a vergonha no ecoponto, recicle-a em orgulho. Orgulho de seguir os seus sonhos. Orgulho de ter a coragem de tentar. Orgulho de querer ir mais longe.

Tentativas falhadas, quedas aparatosas, ou a pressão emocional de ser ensinado numa base 1:1 por alguém próximo, levam algumas crianças adultos a rejeitar, com tristeza, a bicicleta, como forma de evitarem a frustração do insucesso.

Aprender a andar de bicicleta é algo que está ao alcance de toda a gente, independentemente da idade, uns aprendem mais rápido, outros precisam de mais tempo, mas virtualmente toda a gente aprende.

É através da desconstrução do medo e da redução do risco, que conseguimos um ambiente confortável, seguro e propício ao sucesso, para os nossos alunos. Os nossos métodos e programas são únicos no país, e desenvolvemo-los a pensar em si.