Se não sabe andar de bicicleta:

Aprender a andar de bicicleta com amigos

Aprender sozinho pode ser difícil, além de que correrá o risco de adquirir vícios difíceis de corrigir mais tarde e de sofrer quedas e lesões desnecessárias, e não terá noção das técnicas necessárias à boa condução da bicicleta. Saber andar de bicicleta não é apenas saber equilibrar-se nela! Da mesma forma que saber conduzir um carro não é apenas saber ligar a ignição, meter a 1ª e conduzi-lo numa estrada plana, recta, sem ninguém…

A forma mais rápida e segura de aprender a andar de bicicleta é inscrever-se numa escola ou contratar profissionais com experiência comprovada para lhe dar as aulas.

Como escolher com quem aprender?

Em Portugal não é fácil encontrar oferta nesta área (além da Escola de Bicicleta da Cenas a Pedal), mas algumas lojas de bicicletas começam a oferecer esse serviço como um complemento. Por vezes o mesmo acontece em clubes e associações de ciclismo, por exemplo. E também há algumas pessoas a trabalhar de forma independente como instrutoras.

Para poder avaliar o nível de serviço, comparar opções e fazer a sua escolha, procure saber antes:

• Quem é o instrutor? Que experiência tem e quais as suas qualificações relevantes?
  • Onde são dadas as aulas? Como é se chover? Quais os riscos próprios do local? Qual é a acessibilidade do local?
  • Que bicicletas serão usadas? São adequadas ao meu tamanho? São mantidas em bom estado? São adequadas à aprendizagem? São seguras para mim?
  • Qual é o programa e a duração das aulas? O que é que eu vou aprender e quanto tempo, mais ou menos, deverá levar? O que acontece se eu precisar de mais tempo?
  • Qual a óptica da escola, dos instrutores e das aulas: desporto ou transporte?
  • Quantas pessoas há em cada aula. e quantos instrutores?
  • Como é o processo de inscrição, pagamento, etc?
  • Quais são os custos previstos, e o que é que está ou não está incluído (ex.: bicicleta)?

Queremos oferecer o melhor aos nossos alunos, e por isso investimos na formação dos nossos instrutores, nas bicicletas usadas nas aulas, nas instalações, no processo de inscrição, e na disponibilidade e transparência da informação, como nenhuma outra entidade em Portugal. Para quem não é de Lisboa, temos cursos intensivos, aulas particulares, e de vez em quando oferecemos cursos intensivos noutras cidades.

O programa de formação em condução de bicicleta está planificado para durar pelo menos 7 meses, ao longo de 4 níveis. Assumir que ficar pelo Nível 1 é suficiente é uma ilusão perigosa. Fazendo uma analogia com o aprender a nadar ou a conduzir um automóvel, dava esta equivalência:

bicicleta Nível 1 Nível 2 Nível 3 Nível 4
natação piscina das crianças piscina olímpica mar qualquer lado
automóvel parque de estacionamento estradas rurais, vilas AEs, cidades qualquer lado

Ou seja, a não ser que busque aprender a andar de bicicleta meramente como “meta pessoal” / objectivo de vida, caso em que o Nível 1 bastará, para qualquer pessoa que deseje efectivamente usar a bicicleta, mesmo que “apenas em parques, jardins e ciclovias”, o mínimo recomendado é o Nível 2.

Se já sabe andar de bicicleta:

1. Venha desafiar, ou validar, e aperfeiçoar o que já sabe.
  2. Venha aprender algo novo, invista em si mesmo(a)!

images

Como saber se precisa de aulas para melhorar o CONTROLO da bicicleta?

Controlo da bicicletaSe há 3 ou mais destas coisas listadas abaixo, que ainda não consegue fazer, é recomendado fazer algumas aulas de condução para não passar desnecessariamente por situações constrangedoras ou que possam pôr a sua saúde ou integridade física em risco.

• Consegue pedalar com o selim à altura correcta, não chegando com os pés ao chão?
  • Consegue parar rapidamente, com controlo?
  • Sabe como usar, e em que situações, um ou o outro travão, e ambos?
  • Consegue pedalar em linha recta por corredores estreitos (tipo quase da largura de um guiador)?
  • Consegue pedalar muito devagar (tipo a velocidade de passo de uma pessoa a caminhar devagar), mantendo-se a rolar, mas em segurança, em sítios com muita gente a pé, crianças e cães a correr de um lado para o outro?
  • Consegue contornar, sem pisar, uma sequência de pinos com não mais que 2 m de espaçamento entre eles?
  • Consegue pedalar em pé, e usar essa técnica para transpôr obstáculos (como lombas ou buracos)?
  • Sabe usar as mudanças, tirando proveito delas para subir melhor, para ganhar velocidade em plano, e para contornar obstáculos?
  • Consegue conduzir só com uma mão no guiador, mantendo uma linha recta, enquanto olha para trás?
  • Consegue fazer curvas rápidas e apertadas para a direita e para a esquerda?
  • Consegue subir lancis em cima da bicicleta?

Como saber se precisa de aulas para melhorar a CONDUÇÃO da bicicleta?

• aprender mais

Conhece a fundo os seus direitos e os seus deveres enquanto condutor de bicicleta segundo o Código da Estrada, nomeadamente desde as grandes alterações de 2014?

• Sabe quais são os deveres dos outros utentes, enquanto condutores de automóveis, face aos seus direitos enquanto condutor de bicicleta, segundo o Código da Estrada, nomeadamente desde as grandes alterações de 2014?
  • Sabe quais são as principais causas de sinistralidade rodoviária de ciclistas, e como as evitar?
  • Sabe quais são os riscos acrescidos da circulação em ciclovias urbanas e de como os ultrapassar?
  • Sabe quais são as medidas de segurança activa na bicicleta, quais as medidas de segurança passiva, como as usar, e o que pode esperar de cada uma delas?
  • Sabe como deve escolher e usar as luzes e qual a importância das mesmas na comunicação com os outros utentes das vias públicas?

Toda a gente beneficia de uma reciclagem de conhecimentos, da exposição a novos conceitos, e da oportunidade para os pôr em prática. Não adie mais, inscreva-se já na nossa escola.